BLOG DA AUREA PARA MÍDIAS

Oi gente! Bem-vindos ao meu... nosso blog! Aqui você vai encontrar informações sobre a educação infantil e vai conhecer um pouco sobre o trabalho que fazemos na Escola Municipal de Educação Infantil Arcoris.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

COM FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO, MELHORA A EDUCAÇÃO!!!





ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL



( SEGUNDO PIAGET)




Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizadas por aquilo que o indivíduo consegue fazer de melhor dentro de cada faixa etária. São eles:



1º Período: SENSÓRIO-MOTOR ( 0 aos 2 anos)



2º Período: PRÉ-OPERATÓRIO ( 2 aos 7 anos)



3º Período: OPERAÇÕES CONCRETAS (7 aos 12 anos)



4° Período: OPERAÇÕES FORMAIS ( 12 anos em diante)


Para entendermos melhor estes períodos e suas características, precisamos entender os conceitos de assimilação e acomodação.


ASSIMILAÇÃO:É o processo cognitivo pelo qual o indivíduo integra um conhecimento as suas estruturas cognitivas, ou seja, a cada nova experi~encia os novos estímulos são adaptados aqueles já existentes.


ACOMODAÇÃO: É o processo pelo qual o indivíduo modifica suas estruturas cognitivas para encaixar novas aprendizagens que não tem armazenamento próprio.


A ACOMODAÇÃO explica o DESENVOLVIMENTO


e a


ASSIMILAÇÃO explica o CRESCIMENTO.


A ACOMODAÇÃO está relacionada a QUALIDADE


e a


ASSIMILAÇÃO está relacionada a QUANTIDADE.


VAMOS ENTÃO, CONHECER ALGUMAS DAS CARACTERÍSTICAS DOS DOIS PRIMEIROS PERÍODOS:


PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR( 0 aos 2 anos): Está marcado pelos estímulos e reflexos, que se formam através da percepção. Ex: sucção, movimento dos olhos, algo a tocar a palma das mãos que se fecha e abre, quando conseguem agarrar levam a boca, choram quando estão com fome, sono...

A criança pega o que está em sua mão, mama o que é colocado em sua boca, vê o que está diante de si. (assimilação)

A criança vê um objeto, é capaz de pegá-lo e levá-lo a boca. (acomodação)


PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO ( 2 aos 7 anos): Aqui começam as representações simbólicas, as imitações e a linguagem como fatores essenciais do desenvolvimento. Explora o meio no qual está inserida e através da sua ação direta, elabora novas aprendizagens. Quando faz esta exploração, capta os exemplos dos adultos e de outras crianças e, através da imitação, brinca e representa situações de aprendizagem.Nesta fase a criança: é egocêntrica e não consegue se colocar no lugar do outro; tudo tem que ter uma explicação, é a fase dos por quês?; age por simulação; é capaz de de discriminar detalhes; é influenciada rapidamente, trocando seus interesses, etc.

Ex.: Mostre para uma criança duas bolinhas de massinha de modelar iguais, ao ser perguntada se são iguais, a resposta será positiva. Deixe-a manusear. Modifique o formato de uma delas e pergunte novamente se são iguais, agora a resposta será negativa. Isso acontece porque ainda não relaciona situações.



E ASSIM ACONTECE O FANTÁSTICO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA:


AS ESTRUTURAS VÃO SE FORMANDO UMA A UMA, OU POR NOVOS CONHECIMENTOS, OU QUANDO CONHECIMENTOS MAIS COMPLEXOS SE ACOMODAM ÀQUELES EXISTENTES, REORGANIZANDO-OS!

CABE A CADA UM DE NÓS AJUDAR NESTE PROCESSO, PROMOVENDO ESTÍMULOS, SITUAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS, EXEMPLOS POSITIVOS E MUITO AMOR, CARINHO E ATENÇÃO!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário