" ABRA SUA MENTE, SOLTE SUAS IDEIAS, CAIA NOS ESTUDOS, MUDE SUA PRÁTICA"...
Pois é, a música original cantada pelas Frenéticas: " Abra suas asas, solte suas feras, caia na gandaia, entre nesta festa...", serve como inspiração, para que através de novos conhecimentos possamos rever nossa prática e favorecer o desenvolvimento das crianças, proporcionando através da educação infantil de qualidade um crescimento festivo e produtivo para uma vida plena de realizações e atitudes.
A educação infantil do município de Sant'Ana do Livramento, desenvolve um trabalho voltado para o atendimento de todas as necessidades das crianças, a construção de valores, da sociabilidade e de embasamento para suas estruturas cognitivas. Para isso se baseia nos princípios da Pedagogia Waldorf:
AGIR/ PENSAR/ SENTIR
Rudolf Steiner, o criador desta pedagogia, destaca que no ser humano existem três forças: O agir é o polo dos membros, uma força quente do movimento.
O pensar é o pólo da cabeça, é o mais forte e determinante.
O sentir é o pólo do coração, utiliza-se das forças da fantasia, da imaginação, das sensações. É visto como o equilíbrio para todas as forças humanas.
Para desenvolver estes pólos e proporcionar crescimento ao ser humano, no caso, crianças pequenas, o método utilizado deve ser o da arte de educar brincando, da vivência, de experiências e exemplos. A fantasia deve ser valorizada, como uma linguagem criativa, algo novo que nos revela possibilidades e transformações, assim como adaptação as novas construções.
Fantasiar não significa fugir da realidade, mas sim criar, imaginar, dar novas possibilidades ao que já existe, criando com significado.
Aos 2 anos, quando a criança fala "eu", inicia-se a individualização, com isso inicia-se também a fantasia, o brincar, o se relacionar, a troca com o outro e o pensar.
A criança entre os 3 e 4 anos, já brinca com outras crianças e necessita de jogos, de brinquedos e objetos, construção de regras e valorização das suas experiências pessoais.
Aos 5 e 6 anos, a criança já elabora e fala sobre as brincadeiras, através da sua imaginação e criatividade, utilizando-se das informações armazenadas do mundo exterior que a cerca, daí a importância dos exemplos positivos.
A partir desta idade, a criança já tem espaço em sua mente estruturado para armazenar novas aprendizagens, o que chamamos de mundo interior, onde tudo pode ser tudo e se transforma em tudo, estando agora a criança preparada para receber "conteúdos escolares".
Esta estrutura proposta por Rudolf Steiner, em sua pedagogia Waldorf, valoriza a primeira infância como um dos períodos mais importantes para a continuidade da sua vida. Considerando que nesta fase da vida a criança desenvolve seus sentidos, seu pensar imaginativo, sua capacidade de criar, seu pensamento, seu corpo físico e principiando sua vida de relações, é que a escola de educação infantil deve proporcionar experiências extremamente saudáveis, agradáveis, naturais, harmoniosas e criativas.
Para pensar:
Sua ação responsável hoje, significa um futuro melhor para muitas crianças!
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